sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que é Hipertexto


A primeira impressão que tive de um Hipertexto foi que seria um texto grande ou um texto super legal, mas aprofundando o estudo vi que não tinha nada a ver com o que eu pensava. Hipertexto na Wikipédia é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Em minha concepção Hipertexto pode também ser um texto que da acesso a outros textos, oportunizando ao usuário maior informação sem que ele tenha que fazer uma pesquisa à parte, seria no caso um texto que facilita a vida de seus leitores, como por exemplo disponibilização e informações em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, e outras aplicações. Na verdade é uma metodologia interessante de ser trabalhada com os alunos em sala de aula, pois facilita a busca de vários termos e torna a aula interdisciplinar. Foi uma boa experiência a navegação em hipertextos para mim enquanto professora, imagine para os alunos. No meu ponto de vista, entendo que o professor ao ministrar uma aula com hipertexto ele terá que ter uma atenção redobrada com seus alunos para evitar que eles se perda diante de tantas informações e o objetivo da aula ou do conteúdo não seja alcançado. Para mim navegar além de ler se torna uma aprendizagem muito rica e dinâmica. Tão dinâmica que o tempo passa e não percebemos. Espero conduzir uma boa aula com hipertextos com meus alunos.


3 comentários:

  1. Boa noite Professora Cláudia, Gostei muito de suas colocações sobre o Hipertexto. Realmente é uma metodologia inovadora mas que requer um acompanhamento bem centrado, caso contrário o aluno se perde mesmo em meio a tantas informações.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, seu texto ficou excelete de facil entendimento. Gostei de suas colocações.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns colega, por seu comentário.É importante que nós como educadoras possamos criar metodologia que irá realmente interessar os nossos alunos.

    ResponderExcluir